sábado, 30 de junho de 2012

VOTAR ESTRESSA

A 10 metros da urna, o estresse do eleitor é tão alto que dá para medir suas alterações hormonais: ele produz três vezes mais cortisona que uma pessoa numa situação mais comum (as glândulas suprarrenais produzem cortisona para ajudar o corpo a lidar com situações emocionais estressantes). Essa foi a descoberta de Hagit Cohen, professor da Universidade Ben-Gurion (Israel).

Hagit se aproximou de 113 pessoas durante uma eleição em Israel, e colheu amostras de saliva. Elas estavam a 10 metros da urna. Depois, no laboratório, Hagit comparou o nível de cortisona com o nível de um grupo de controle, escolhido ao acaso. Entre médicos, a cortisona é conhecida como o hormônio do estresse. "Ficamos surpresos que uma eleição democrática causasse reações físicas tão típicas de estresse emocional intenso", disse Hagit. "Talvez isso explique por que tanta gente se abstém de votar."

Por enquanto, Hagit só mediu o nível de estresse, mas não mediu até que ponto o estresse faz o eleitor mudar de ideias. Essa pesquisa ficará para mais tarde.

FONTE: Revista Cálculo - Ano 1 -  Número 12 -  p.09

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SUJEITA A VÍRUS


Ninguém mais vive, reparou? Vivencia. "Estou vivenciando um momento difícil", diz Maricotinha. Fico penalizado, mas ficaria mais se Maricotinha estivesse passando por ou vivendo aquele momento difícil. Há uma diferença, diz o dicionário. Viver é ter vida, existir. Vivenciar também é viver, mas implica uma espécie de reflexão ou de sentir. Não é o caso de Maricotinha. O que ela quer dizer é viver, passar por. Mas disse vivenciar porque é assim que, ultimamente, os pedantes a ensinaram a falar.

Assim como ninguém mais se coloca --se posiciona. Ninguém mais se dirige a um lugar --se direciona. Ninguém mais acrescenta nada --adiciona. E ninguém mais é diferente --é diferenciado. Sem nenhum motivo ou necessidade, certas palavras saem da fala comum e outras entram. Nada contra essa seleção natural, semelhante à que se dá na vida. Ali também é puro Darwin. Mas, para que morra uma palavra e nasça outra, é preciso haver um sentido.

Outra palavra do momento é polêmico. Ninguém mais tem um comportamento ou opinião original, diferente ou discutível --só polêmico. Mesmo que esse comportamento ou opinião não encontre ninguém para polemizar com ele. O mesmo quanto a inédito --nada parece mais importante hoje, num disco, show ou exposição, do que conter material inédito. Se estou para lançar um livro de textos sobre cinema, música popular ou literatura, sempre querem saber se contém material inédito. Respondo, encabulado: "Não. É tudo já édito".

E para onde tem ido a preposição "a", em construções como "daqui a três meses", que estão se tornando o capenga "daqui três meses"?

A língua é viva, eu sei, mas sujeita a vírus que, de repente, atacam a TV, a internet e a imprensa, contaminam milhões, e as pessoas começam a achar que foi sempre assim que se falou ou se deve falar.

Texto de Ruy Casto, escritor e jornalista.
----------
------
FONTE: www.uol.com.br
"Na doce e mágica presença da ausência, as almas se servem e fortificam na lembrança de um olhar, de um sorriso, de um calor..." (Anônimo)
--------
Enquanto as almas se servem de lembranças, os corpos estão  vazios
Corpo, morada provisória da alma...casulo abandonado

Cheio de alma, o corpo é folha que se prende ao galho...tem vida
Triste é quando a alma evapora...a folha cai e seca

E no chão, vivendo à sombra do galho, o corpo se prende ao vento
Sem norte, sua próxima parada é plano do acaso...ocaso

Ser corpo sem alma é viver eternamente aguardando o próximo instante.







quarta-feira, 27 de junho de 2012

QUE MEUS ALUNOS NÃO FAÇAM ISSO NO HORÁRIO DE AULA


Cérebro

É possível aprender durante o sono, diz pesquisa

Embora ninguém vá aprender da noite para o dia, estudo mostra que o sono pode ser um bom momento para aperfeiçoar habilidades

Dormir pode ajudar no aperfeiçoamento de algumas habilidades, mas cientistas não sabem se isso ocorre às custas de outras

Dormir pode ajudar no aperfeiçoamento de algumas habilidades, mas cientistas não sabem se isso ocorre às custas de outras (iStockphoto)

Pessoas que escutam músicas conhecidas enquanto dormem podem ter mais facilidade para aprender a tocá-las no piano. É o que revela uma pesquisa publicada na edição desta semana do periódico britânico Nature Neuroscience.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Cued memory reactivation during sleep influences skill learning

Onde foi divulgada: Nature Neuroscience

Quem fez: James Antony, Eric Gobel, Justin O'Hare, Paul Reber e Ken Paller

Instituição: Universidade Northwestern, EUA

Dados de amostragem: 16 adultos destros

Resultado: O sono pode ajudar a melhorar uma habilidade já aprendida. Participantes destros aprenderam a tocar duas músicas de piano com a mão esquerda. Em seguida, dormiram escutando uma delas. Ao acordarem, conseguiram tocar melhor a música que escutaram durante o sono.
A pesquisa realizada na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, não promete milagre: um principiante não passará a tocar uma sonata de Beethoven após escutar a música enquanto dorme. Os resultados, porém, indicam que uma habilidades já aprendida pode ser lapidada durante o sono.

'Guitar Hero' — Os pesquisadores escolheram 16 pessoas destras. Antes de dormir, elas tinham que aprender a tocar duas canções com a mão esquerda usando as teclas a, s, d e f de um computador. Um programa semelhante ao jogo Guitar Heromostrava aos voluntários quando e quais teclas apertar.

Após o treino, os participantes eram convidados a tirar uma soneca. Por meio de eletrodos, os cientistas monitoravam a atividade cerebral para ter certeza de que os participantes estavam realmente dormindo. Nesse momento, os pesquisadores tocavam uma das músicas que os voluntários tinham acabado de aprender.
Acordados, os participantes retomavam o teste. Resultado: eles progrediram mais no aprendizado da música que foi reproduzida enquanto dormiam.
Os cientistas não sabem se esse ganho de habilidade representa uma melhora efetiva da habilidade ou se a repetição da música durante o sono é interpretada pelo cérebro como uma instrução para prestar mais atenção a uma canção do que outra. A segunda hipótese pode significar que há janela finita de melhora e que a lapidação de uma habilidade acontece às custas de outra.
---------------
FONTE: www.vejaonline.com.br

ALMAS: SERES INCÓLUMES

...alma é energia, não tem presença física, por isso duas almas que se desejam, se valem dos corpos.

Corpos inundados por almas que amam transpiram, suspiram, beijam, acariciam. 

Na falta de corpos as almas se abrigam nas flores, nas lembranças, na poesia. 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Professora 'orienta' pais a dar cintadas em aluno

DIRETO DO : www.uol.com.br

Uma professora da escola municipal José de Anchieta, em Sumaré (a 118 km de São Paulo), mandou um bilhete aos pais de um aluno de 12 anos orientando-os a dar cintadas e varadas para educá-lo.
O bilhete, em papel timbrado da escola e escrito à mão, indica que os pais conversem com o garoto e, se isso não resolver, que partam para a agressão. "Se a conversa não resolver. Acho que umas cintada vai resolver (sic)", diz o recado, com erros de português.
Segundo os pais, o menino teve diagnóstico de dificuldade de aprendizagem há dois anos. Ele está na 5ª série e passa por acompanhamento psicológico.
Em outro trecho, a docente afirma: "Esqueça tudo o que esses psicólogos fajutos dizem e parta para as 'varadas'".
A família diz que o aluno sofreu bullying dos colegas após críticas da professora. Os pais teriam procurado a direção, mas não tiveram resposta.
A prefeitura afirma que o aluno continua a frequentar as aulas e que a família foi atendida pela equipe de orientação educacional da escola após a direção tomar conhecimento do bilhete.
Segundo a nota, a Secretaria Municipal da Educação está tomando medidas administrativas e pedagógicas.
A pasta "solicitou à direção que relate os fatos por meio de ofício para que as medidas cabíveis sejam tomadas", afirma o texto.
A secretaria informa ainda que a direção da escola não sabia do envio do bilhete, que, pelas regras, deveria ter passado pela orientação ou coordenação, antes de ser entregue aos pais. O nome da professora não foi divulgado.


-------------
UMA COISA É CERTA, OS PAIS DE HOJE ESTÃO REFÉNS DOS FILHOS. A FAMÍLIA MODERNA DEIXA OS FILHOS NAS MÃOS DE BABÁS OU EM CRECHES - NADA CONTRA AS CRECHES OU BABÁS - E PARA COMPENSAR ESSA AUSÊNCIA ENTOPEM OS FILHOS DE PRESENTES E MIMOS E ESSAS CRIANÇAS CRESCEM SEM NOÇÃO DE LIMITES.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SERÁ???


02/02/2012
 às 13:01 \ PESQUISA

Sonhos são interpretados pelo cérebro como atividades reais

(Foto: Thinkstock)
Título original: Dreamed Movement Elicits Activation in the Sensorimotor Cortex
Quem fez: Martin Dresler e Michael Czisch
Instituição: Instituto Max Planck, na Alemanha
Dados de amostragem: Seis pessoas treinadas para terem sonhos lúcidos
Resultado: Ações realizadas durante um sonho são interpretadas pelo cérebro como uma atividade executada enquanto se está acordado
Quando alguém sonha que está caindo, voando, dançando ou mergulhando a sensação é sempre real. O que os cientistas descobriram agora é que o cérebro responde a esses estímulos como se eles estivessem sendo executados enquanto uma pessoa está acordada. Segundo um estudo conduzido por Martin Dresler e Michael Czisch, neurocientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, áreas do cérebro que representam movimentos específicos são ativadas durante os sonhos.
Os pesquisadores utilizaram técnicas de imagens, como ressonância magnética, para “assistir” ao que os voluntários faziam durante o sono. Para conseguir avaliar esses estímulos ao longo da experiência, eles escolheram seis sonhadores lúcidos treinados, ou seja, pessoas que conseguem controlar suas ações nesse estado.
Dresler e Czisch escanearam os cérebros dos voluntários enquanto eles movimentavam as mãos esquerda e direita durante o sonho lúcido. Eles observaram, então, que o registro de atividade neural no córtex sensório-motor do cérebro estava diretamente interligado aos movimentos das mãos realizados no sonho. Em tese, o órgão reagiu ao estímulo como se a pessoa estivesse mexendo os membros enquanto acordada.
“O que a nossa pesquisa sugere é que os sonhos não são representados como cenas visuais, a exemplo do que ocorre quando assistimos a um filme. O ato de sonhar envolve o corpo como um todo”, explica Dresler.
O estudo alemão foi publicado no periódico Current Biology e a expectativa dos neurocientistas é repetir os experimentos com outros sonhadores lúcidos. A ideia do grupo é tentar descobrir como o cérebro responde a sonhos que envolvam movimentos complexos, como andar, falar ou até mesmo voar.
- O que já se sabia sobre o assunto
Neurocientista Sidarta Ribeiro (Foto: Divulgação)
Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o estudo alemão é de grande importância para a comunidade. De acordo com Ribeiro, esta foi a primeira vez que um grupo de pesquisa conseguiu registrar através de imagens as atividades cerebrais durante o sonho. “É difícil uma pessoa conseguir dormir dentro de um aparelho de ressonância magnética para que possamos analisar sua atividade cerebral”, afirmou o especialista. “Essa é uma das razões pela qual existem poucos estudos sobre o assunto publicados em todo o mundo.”
Segundo o acadêmico, só o fato dos especialistas terem conseguido analisar o comportamento de um sonhador lúcido já representa um avanço científico. Essa ativação equivalente nos dois estados (sonhando e acordado) já foi testemunhada no sono, mas nunca comprovada durante os sonhos.
O que é um sonhador lúdico  - O brasileiro explica ainda que o sonho lúcido é uma situação na qual as pessoas têm total controle da situação. “Quase todo mundo já experimentou, especialmente pela manhã ou no cochilo da tar
de”, conta. “Poucas pessoas, contudo, conseguem intervir nas atividades realizadas durante esse estado, embora essa capacidade possa ser aprimorada a partir de treinos, como já acontece na yoga tibetana.”
No futuro, prevê o especialista, será possível treinar uma atividade – jogar uma bolinha de papel no cesto de lixo, por exemplo – durante um sonho lúcido e perceber uma melhora significativa em sua execução quando acordado.
Especialista: Sidarta Ribeiro, professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Envolvimento com o assunto: Considerado um dos mais importantes neurocientistas do Brasil, Ribeiro é PhD pela Universidade de Rockefeller e pós-doutor pela Universidade de Duke. Atua nos seguintes temas: sono, sonho e memória, entre outros.
- Conclusão
O estudo conduzido por Martin Dresler e Michael Czisch, na Alemanha, é importante para os cientistas, já que os ajuda a entender melhor o significado dos sonhos. Se no futuro for possível utilizar o sono para simular atividades que serão executadas quando acordados, estaremos vivendo a realidade proposta pelos irmãos Larry e Andy Wachowski no filme de ficção-científicaMatrix.
(Por Renata Honorato)

14/09/2011
 às 13:27 \ PESQUISA

Desejo de ter filhos não é exclusividade das mulheres

(Foto: Thinkstock)
Título original: Emotional regulation of fertility decision making: What is the nature and structure of “baby fever”?
Publicação: Emotion
Quem fez: Gary Brase e Sandra Brase
Instituição: Universidade Estadual do Kansas
Dados de amostragem: 1.190 pessoas
Resultado: Assim como as mulheres, os homens sofrem da chamada “febre do bebê”. Isso significa que em determinado momento da vida eles realmente sentem necessidade de procriar.
Os homens também podem chegar naquela idade em que sentem uma vontade irresistível de terem filhos, a exemplo do que ocorre com a maioria das mulheres. E a explicação para isso é psicológica e não biológica. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual do Kansas, Estados Unidos, o desejo da procriação é o mesmo entre homens e mulheres, ainda que a maternidade seja mais comentada e analisada.
A urgência em procriar é similar em ambos os gêneros e aparece ocupando o primeiro e o segundo lugar entre as prioridades humanas. Em termos de importância, contudo, a necessidade está à frente do sexo para as mulheres e, obviamente, atrás para os homens. A hipótese é resultado de uma investigação conduzida ao longo dos últimos dez anos por Gary Brase, psicólogo e professor da universidade, e Sandra Brase, sua mulher e co-autora do estudo.
A pesquisa analisou aspectos psicológicos (pressão dos amigos, influência da imprensa e contato com crianças) responsáveis pelo desejo da paternidade e não somente perspectivas sociológicas e demográficas. Para o estudo, conduzido ao longo dos últimos dez anos pelo psicólogo e professor Gary Brase, 1.190 pessoas foram entrevistas. A experiência foi baseada na aplicação de um questionário com a seguinte pergunta: “Qual o seu maior desejo: ter dinheiro, ser famoso ou ter um filho?”. Para a surpresa dos pesquisadores, tanto homens quanto mulheres optaram por ter filhos.
O estudo, publicado no periódico Emotion, da Associação Americana de Psicologia, prevê uma segunda etapa de pesquisa, dessa vez sobre o papel dos hormônios no desejo de procriar.
- O que já se sabia sobre o assunto
Prof. Dr. Rubens de Aguiar Maciel (Foto: Arquivo pessoal)
Para o psicólogo Rubens de Aguiar Maciel, PhD pela Universidade de São Paulo, colaborador do Hospital das Clínicas e um dos únicos especialistas em paternidade do país, a conclusão é relevante, porém não traz nada de novo para a comunidade acadêmica. “Esse desejo é uma reação à sociedade moderna, cujas características estão baseadas no extremo individualismo e competitividade”. Maciel explica que os valores voltados ao dinheiro, ao culto do corpo e a sexualidade, aliados ao processo intenso de urbanização nas grandes cidades, têm transformado as pessoas em indivíduos muito solitários e o desejo de ter um filho é uma tentativa de resgatar os laços familiares.
O especialista não acha necessário conduzir um estudo focado em aspectos psicológicos e não sociológicos, como sugerido pelos cientistas americanos. Para o brasileiro, pesquisas que abordem a paternidade têm de ser contextualizadas de acordo com o momento em que vivemos. “O papel do homem como provedor está dilacerado e hoje ele tem mais facilidade para assumir o desejo da paternidade.”
Sobre a pesquisa, Maciel afirmou não se tratar de nenhum levantamento revolucionário, tão pouco imprescindível. “Criou-se o hábito de realizar estudos fragmentados, separados por determinadas áreas do conhecimento. Essas análises não enxergam o homem como resultado de um momento histórico e acho importante não se perder de vista a dimensão de um indivíduo como um todo”, explica.
“Procriar é um desejo humano”, concorda o especialista brasileiro, “mas não podemos associá-lo somente ao anseio do subconsciente”. No caso da paternidade, em especial, o ambiente é um grande agente transformador.
Especialista: Prof. Dr. Rubens de Aguiar Maciel
Envolvimento com o estudo: Sua tese de doutorado foi sobre paternidade, o que lhe rendeu o posto de um dos únicos especialistas no assunto no Brasil.
- Conclusão
A conclusão da pesquisa americana é um retrato da sociedade. À medida que a mulher se torna mais independente, o homem se sente mais à vontade para assumir o desejo da paternidade e até assumir o controle doméstico da casa, por opção ou necessidade.
(Por Renata Honorato)
26/08/2011
 às 16:31 \ PESQUISA

Pessoas bonitas são egoístas por natureza

Angelina Jolie (Foto: Jason Merritt/Getty Images)
Título originalTestosterone, facial symmetry and cooperation in the prisoners’ dilemma
Publicação: Physiology & Behavior
Quem fez: Santiago Sanchez-Pages e Enrique Turiegano
Instituição: Universidade de Edimburgo e Universidade autônoma de Madri
Dados de amostragem: 292 pessoas
Resultado: Pessoas com rosto simétrico, consideradas bonitas, são mais saudáveis e atraentes. Por essa razão, se sentem autossuficientes a ponto de não ajudarem o próximo e não pedirem ajuda a outros
Os galãs e estrelas de cinema podem até habitar o imaginário humano como pares perfeitos, mas segundo um estudo britânico certamente estariam bem distante do que alguém imagina ser uma parceria ideal. A pesquisa, desenvolvida por cientistas da Universidade de Edimburgo e da Universidade Autônoma de Madri, publicada no periódicoPhysiology & Behavior, sugere que pessoas de traços faciais simétricos, consideradas mais atraentes, tendem a ser egoístas por acreditarem em sua autossuficiência.
O levantamento, apresentado em uma reunião de vencedores do Nobel, em Lindau, na Alemanha, foi baseado no Dilema do Prisioneiro, um conhecido jogo da psicologia onde duas pessoas precisam decidir, isoladamente, se irão cooperar em uma determinada situação ou se irão trair o outro jogador em troca de alguma recompensa. Após analisar os traços faciais de cada um dos 292 voluntários, e cruzar os resultados da experiência, cientistas chegaram à conclusão de que pessoas com rostos simétricos são menos propensas a ajudar ou a esperar o auxílio.
A explicação está na evolução. Em um nível subconsciente, afirmam os acadêmicos, o homem enxerga atributos físicos simétricos como sinal de saúde, o que faz com que indivíduos dotados dessas características sejam considerados mais atraentes pela sociedade. Estudos anteriores sugerem que pessoas com rostos simétricos sofrem menos de doenças congênitas e encontram melhores parceiros para a reprodução. A consequência, garantem os cientistas, está no comportamento dos indivíduos, que se sentem mais autossuficientes e menos dependentes da ajuda alheia.
Os envolvidos na pesquisa, contudo, pedem cautela e afirmam que a conclusão do estudo não pode ser encarada de forma superficial. O que eles querem dizer com o alerta é que não se deve generalizar os resultados e associar o egoísmo a todas as pessoas consideradas atraentes.
- O que já se sabia sobre o assunto
Sérgio Fukusima, professor da USP (Foto: Arquivo pessoal)
A relação da simetria com a atratividade pessoal é um assunto estudado à exaustão pela comunidade científica, especialmente entre os acadêmicos que seguem uma linha de pesquisa psicobiológica ou evolucionista. Segundo Sérgio Fukusima, PhD da Universidade de São Paulo (USP), é plausível que os traços da face se correlacionem com consequências decorrentes dessa atratividade, como status social e características comportamentais que evidenciem o egoísmo.
Outros fatores, no entanto, devem ser levados em consideração, uma vez que a atração vai além da simetria facial. Outros elementos, como cor e qualidade da pele, fertilidade e harmonia do rosto também indicam o quanto saudável é um indivíduo e influenciam diretamente nos aspectos biológicos associados à atração.
“Há ainda os agentes culturais, como moda, que ditam padrões de beleza de tempos em tempos”, completa Fukusima. “Essas alterações podem ser notadas principalmente na TV, no cinema e nas revistas”, afirma o cientista, destacando que nem sempre uma pessoa considerada bonita é egoísta – afinal, o próprio conceito de belo é variável.
Segundo o professor universitário, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália são países onde mais estudos nessa área estão sendo desenvolvidos. Além da psicologia, a computação (reconhecimento facial) e a robótica (robôs) também têm pesquisado temas relacionados à simetria.
Especialista: Sérgio Fukusima, professor do Departamento de Psicologia e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)
Envolvimento com o estudo: Possui uma vasta produção científica relacionada à investigação da percepção e reconhecimento de faces.
- Conclusão
Existem fatores comportamentais que comprovam a relação da simetria facial com o egoísmo, mas é preciso ter cautela nas conclusões, bem como ressalta o especialista brasileiro. Se beleza não fosse sinônimo de altruísmo, o que estaria fazendo Angelina Jolie nas ações humanitárias da ONU?
(Por Renata Honorato)

Marabá terá Processo Judicial Eletrônico em pouco tempo

No www.ctonline.com.br

 


Marabá será a próxima cidade a entrar na estatística dos municípios que possuem o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Curso de Certificação Digital e Processo Eletrônico aconteceu na tarde de ontem sexta-feira (22), no Auditório da Faculdade Metropolitana de Marabá.

O curso foi ministrado pela professora e presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto, e reuniu cerca de 500 advogados de Marabá e região. Além da professora, o curso contou com a participação do presidente da OAB – Subseção Marabá, Haroldo Silva Júnior; e Jarbas Vasconcelos presidente da OAB/PA.

Vasconcelos disse que está sendo implantado em todo o Brasil o processo judicial eletrônico. “Aqui no Pará, em agosto próximo, será instalada a primeira Vara do Trabalho Digital. O Judiciário está mudando rapidamente do processo físico para o processo digital, os advogados estão sendo capacitados em massa pela OAB, na capital e no interior do Estado”, explica ele.
A OAB está trazendo o Curso de Certificação Digital e Peticionamento Eletrônico, onde busca se incorporar à OAB do Rio de Janeiro. “Os instrumentos onde estão as assinaturas criptografadas do advogado, empregando gratuitamente a cada colega”.

O advogado faz o curso gratuitamente de forma subsidiada pela sua entidade, como maneira de incentivar o profissional a se incluir digitalmente.
“A realidade iminente é que não exista mais o processo com o papel, exista somente o processo virtual. O advogado tem de ser o ‘ponto com’, não pode ser mais o profissional de Direito do papel, esse mundo deixará de existir rapidamente”, ressalta o presidente da OAB/PA. Vale ressaltar que no Supremo Tribunal Federal (STF) não existe mais o processo físico.

“Essa é a realidade que nos desafia”, comenta Vasconcelos. Ele chama atenção para o fato de que o Estado era o pior na relação de número de advogados habilitados para fazer peticionamento eletrônico, com certificado digital.

“Neste mês nós habilitamos tanto os advogados que saltamos do último lugar para o quinto lugar entre os estados brasileiros e vamos continuar formando advogados”.

Em Marabá foram inscritos no Curso de Certificação Digital e Processo Eletrônico mais de quinhentos advogados. “Eles sairão daqui com certificado digital incluído digitalmente, capacitados e habilitados para esse novo desafio do processo eletrônico”, sublinha.
O curso tem quatro horas de duração, os técnicos da OAB estão aqui em Marabá e região desde segunda-feira e ficarão ainda na cidade até o próximo domingo (24) orientando, capacitando e atendendo individualmente cada advogado.

Para o presidente da OAB/PA em um futuro não tão distante Marabá e também Santarém será como o Supremo Tribunal Federal, sem papel, e logo depois Parauapebas. “O processo eletrônico está comprovado a instalação dele agiliza e isso é bom para o cidadão”, frisa.
Entre as vantagens apontadas estão a impossibilidade de extravios de processo e a diminuição drástica do manuseio de papéis. (Emilly Coelho)



quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROJETOS DE ELETRICIDADE E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

Na quarta-feira (13/06/2012) os alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Monte Castelo apresentaram aos alunos de 1º e 2º ano,  projetos sobre eletricidade e transformação de energia. O trabalho foi realizado com o objetivo de mostrar a aplicabilidade da Física, em especial as leis da eletricidade, no cotidiano. Tomando como referência experimentos publicados no site www.feiradeciencias.com.br os alunos confeccionaram: 
  • Barquinho movido a água fervente;
  • Transformador de 110v para 6v;
  • Barômetro;
  • Motor elétrico;
  • Simulador de rede elétrica residencial;
  • Um fritador de salsicha à base de corrente elétrica;
  • Microfone de carvão;
  • Circuito elétrico com gerador, motor e lâmpada;
  • Dança das bolinhas: demonstração da atração elétrica entre papel filme e bolinhas de isopor;
  • Modelo didático de resistor elétrico;
  • Geração de energia elétrica a partir de batatas;
  • Princípio da solda e arco voltaico.
TODOS ESTÃO DE PARABÉNS PELO EMPENHO NA ELABORAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, BEM COMO PELA EXPLICAÇÃO DADA AOS VISITANTES















quarta-feira, 13 de junho de 2012

Repórter flagra tromba d'água e pesca predatório no Lago de Tucuruí


No Blog do Ademir Braz (www.quaradouro.blogspot.com)

Ciclone quase traga pescadores

Ciclone tropical causou medo em pescadores..

... mas também rendeu um belo espetáculo


Uma equipe de pescadores esportivos passou um sufoco daqueles quando por muito pouco não é sugada por um ciclone tropical no Lago de Tucuruí, na tarde da última quinta-feira (7). A equipe era composta por este repórter, o empresário Hudson Silva e o executivo Wagner Franchia, o “Pipoca”,que veio de Curitiba exclusivamente para pescar no Lago.

O ciclone se precipitou às proximidades da antiga Ilha do Bogéa. Nesse tipo de evento da natureza, geralmente vem precedido de uma tempestade.
Demorou pouco mais de cinco minutos o ciclone, porém foi o suficiente para causar um grande frisson entre os pescadores.
O paranaense “Pipoca” foi um dos mais afetados pelo evento natural, uma vez que se encarregou de juntar equipamentos que se espalhavam na embarcação “Pesca Marabá”.
Em outra embarcação seguia o experiente pescador Francimar e o paranaense Paulo Marinho, parceiro de pescaria do “Pipoca”.
Estes dois passaram um pouco mais distante e o sufoco foi bem menor, inclusive, Paulo Marinho teve tempo de filmar o Ciclone Tropical.
Predatória – Após o sufoco do Ciclone Tropical, a dupla de paranaenses, “Pipoca” e Paulo Marinho se hospedaram na Ilha dos Perdidos e pescaram durante três dias no Lago de Tucuruí.
Fisgaram alguns peixes, porém não foi suficiente para superar as expectativas de ambos que desejavam capturar belos espécimes de tucunaré.
Esse tipo de peixe, no Lago de Tucuruí está cada vez mais escasso em função da pesca predatória. Não importa o local em praticamente todas as localidades que se “estaciona” uma lancha há redes estendidas.
Geralmente esse tipo de apetrecho está abaixo da medida permitida. De outro lado, durante os cinco dias em que os pescadores esportivos estiveram no lago de Tucuruí não se viu uma única atividade de fiscalização.
Os dois pescadores curitibanos observaram que estes dois fatores, a pesca predatória, aliada à omissão de quem deveria fiscalizar coloca em risco a piscosidade do lago, tal qual aconteceu em outras regiões.
Por sua vez, o vice-presidente da Associação de Pesca de Marabá e do Araguaia Tocantins (Aspemat), Alexandre Lourenço lembrou que uma das bandeiras da entidade é lutar para o fechamento do Lago por um período de dois anos a fim de combater a pesca predatória.
Até mesmo os pescadores artesanais reclamam da pesca predatória, entre elas Cléia Coqueiro.
"Estamos passando dificuldades, são pescadores de outros estados que estendem quilômetros de redes no Lago e capturam diversos cardumes de peixes”, comenta.
Estes mesmos pescadores, segundo Cléia Coqueiro, não respeitam os ribeirinhos. “Estava tentando pegar alguns tucunarés, perto de casa e eles chegaram e colocaram as redes deles, tive de sair, pois espantaram os peixes, não respeitam nem o lugar onde a gente mora e ainda nos ameaçam se a gente reclamar deles”, denuncia.

domingo, 10 de junho de 2012

Frota de Marabá é maior que população de 123 municípios



 
Matéria extraída do www.ctonline.com publicada no dia 08/06/2012
“Bi, bi, bi... Sai da frente!” Seis da tarde em Marabá, e os buzinaços dão o tom da orquestra de mais um final de expediente. As filas de carros e motos já estão formadas, com condutores alucinados para chegar em casa, depois de mais um dia de trabalho. O trajeto internúcleos é exaustivo e, a depender de onde se esteja para onde se vá, pode durar até duas horas, variando conforme a animosidade dos condutores ou dos acidentes mil que ocorrem diariamente, causando algum congestionamento. Marabá não para.

A faceta de centro regional mais dinâmico do interior do Pará se mostra, em Marabá, com base em seu tráfego intenso, em determinadas horas do dia, por meio de sua síndrome de cidade grande. Os horários de pico da cidade quase centenária estão na ida ao trabalho, entre 7h30 e 8h30; na volta para o almoço, entre 11h30 e 12h30; no batente do segundo turno de serviço, entre 13h30 e 14h30; e, enfim, na volta para casa, entre 17h30 e 18h30. Nessas horas, o caos é total, e coletivos, caminhões, caçambas, caminhonetes, carros de passeio e motocicletas duelam cada centímetros nas ruas e pistas dos núcleos urbanos, numa verdadeira demonstração de agonia, azucrinação e perigo constante.

E os números não deixam a desejar. Que a frota de veículos automotores no município é elevada e que as vias de passagem tornaram-se pequenas para a loucura no trânsito, disso todos sabem. No primeiro dia deste mês, quando a população de Marabá chegou a 243.747 habitantes, conforme estimativa a partir de números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota de veículos era de 67.346 veículos, segundo contagem do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ou seja, Marabá tem um carro para cada 3,62 habitantes. É praticamente um carro por família, considerando-se o fato de que, segundo o Censo 2010, a média de moradores em domicílios particulares ocupados é de 3,84 pessoas.

Em linhas gerais, o município mais populoso do sudeste do Pará e o 4º do Estado tem frota maior que o número de residências: são 67 mil veículos contra 60.720 residências particulares ocupadas. Isso implica dizer que, em tese, os habitantes têm carro, mas não têm garagem onde guardá-lo, embora não seja rara a existência de populares que tenham em casa três ou quatro veículos e, também, que prefiram ter carro a casa própria. O Censo 2010 revelou que é alta a incidência de donos de veículo que moram em imóvel alugado na sede municipal.

ENTRE CAPITAIS
Por outro lado, se Marabá fosse uma capital, seria a de ordem 23 no que concerne à densidade da frota. Isso porque o número de veículos por habitante daqui não é tão grande quanto se pensa – ou se diz – que é. Entre as capitais de Estado, Marabá – se fosse uma – só teria proporcionalmente mais carro que São Luís, que tem densidade de um veículo para cada 3,63 habitantes; Salvador, com um carro ou moto para cada 3,85 pessoas; Macapá, com densidade de um para 3,86; Maceió, de um para 4,1; e a capital do próprio Pará, Belém, que é lanterninha na lista, tendo apenas um veículo para carregar, em média, 4,31 habitantes.

A melhor do ranking das capitais é Curitiba. Lá, que tem população de 1.862.832 habitantes, possui frota de 1.325.126 unidades. Na ponta do lápis, dá um veículo para praticamente um (precisamente 1,4057) habitante. Em seguida, vem Goiânia, que é menos populosa que Belém, mas tem praticamente três vezes mais carros e motos que a capital paraense (são 945.833 na capital do Goiás contra 327.060 na do Pará). A maior cidade goiana tem um veículo para cada 1,4107 habitante.

A lista segue com outras capitais com um veículo para menos de dois habitantes: Florianópolis (1,55), Belo Horizonte (1,65), São Paulo (1,7), Campo Grande (1,8678), Cuiabá (1,8708), Porto Alegre (1,91), Vitória (1,93), Brasília (1,96). A cidade de São Paulo, por exemplo, que tem 11.378.795 habitantes e é a terceira maior do planeta, possui, conforme o Denatran, 6.674.012 veículos. É mais carros e motos juntos que toda a população do Estado do Maranhão. No Rio de Janeiro, que tem 6.391.452 de veículos e é a 19ª cidade mais populosa do globo, 2.221.601 veículos alvoroçam as ruas da capital fluminense, o equivalente a um Tocantins e meio de gente. (André Santos)