segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MITOS SOBRE EMPREENDEDORES


A figura do empreendedor é cercada por estereótipos, que muitas vezes não correspondem à realidade e conflitam com as pesquisas.

MITOS E REALIDADES SOBRE O EMPREENDEDOR
SEGUNDO TIMMONS (1994)

MITO 1 – Empreendedores não são feitos, nascem.
REALIDADE – A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vem depois de dez anos de experiência, tempo que conduz a um reconhecimento de padrões. O empreendedor se faz através da acumulação das habilidades, know-how, experiência e contatos em um período de alguns anos. É possível alguém aprender a ser empreendedor.

MITO 2 – Qualquer um pode começar um negócio.
REALIDADE – Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Talvez somente uma, entre dez e vinte novas empresas que sobrevivem cinco anos ou mais, consegue obter ganhos de capital.

MITO 3 – Empreendedores são jogadores.
REALIDADE – Empreendedores de sucesso assumem riscos calculados, minimizam riscos, tentam influenciar a sorte.

MITO 4 – Empreendedores querem o espetáculo só para si.
REALIDADE – O empreendedor individual produz uma receita que lhe permite somente “ganhar a vida”. É difícil ter um negócio de alto potencial, sozinho. Os empreendedores de sucesso constroem uma equipe. 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, em vez de tirar a maior parte dele.

MITO 5 – Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes.
REALIDADE – Estão longe de ser independentes e servem a muitos senhores (sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família).

MITO 6 – Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas.
REALIDADE – Não há evidências nas pesquisas, cujos resultados às vezes dizem que sim, às vezes que não.

MITO 7 – Empreendedores enfrentam grande estresse e pagam alto preço.
REALIDADE – É verdade, mas não mais do que em outras profissões. Contudo, eles acham seu trabalho mais gratificante. São mais ricos e não querem aposentar-se. (Os empreendedores preferem não se aposentar, na proporção de 3 por 1, em relação aos empregados).

MITO 8 – Começar um negócio é arriscado e freqüentemente acaba em falência.
REALIDADE – Os empreendedores talentosos e experientes (que sabem identificar e agarrar oportunidades e atrais recursos financeiros e outros) freqüentemente alcançam o sucesso. Além disso, a empresa pode entrar em falência e o empreendedor não. A falência é, muitas vezes, o fogo que tempera o aço da experiência de aprendizado do empreendedor.

MITO 9 – O dinheiro é o mais importante ingrediente para se começar um negócio.
REALIDADE – Se existir talento, e tiver o empreendedor as características necessárias, o dinheiro virá. Nem sempre o empreendedor que tem dinheiro vai ter sucesso. O dinheiro é um dos ingredientes menos importantes. O dinheiro é para o empreendedor o que o pincel e a tinta são para o pintor: ferramentas inertes que, nas mãos certas, podem criar maravilhas. Mesmo depois de ter feito alguns milhões de dólares, o verdadeiro empreendedor irá trabalhar incessantemente em uma nova visão para construir outra empresa.

MITO 10 – Empreendedores devem ser novos e com energia.
REALIDADE – Idade não é barreira. Os empreendedores de sucesso têm em média por volta de 35 anos, mas há numerosos exemplos de empreendedores com 60. O que é importante: know-how, experiência e relações.

MITO 11 – Empreendedores são motivados pela busca do todo-poderoso dólar.
REALIDADE - Empreendedores de sucesso buscam construir empresas onde possam realizar ganhos de capital a longo prazo. Não procuram satisfação imediata de grandes salários e “enfeites”. Buscam realização pessoal, controle dos seus próprios destinos e realização dos seus sonhos. O dinheiro é visto como uma ferramenta.

MITO 12 – Empreendedores buscam poder e controle sobre terceiros.
REALIDADE – O poder é antes um subproduto do que uma força motivadora. O empreendedor busca responsabilidade, realização e resultados.

MITO 13 – Se o empreendedor é talentoso, o sucesso vai acontecer em um ou dois anos.
REALIDADE – Raramente um negócio tem solidez em menos de três ou quatro anos. Máxima entre os capitalistas de risco: “O limão amadurece em 2,5 anos, mas as pérolas levam 7 ou 8”.

MITO 14 – Qualquer empreendedor com uma boa idéia pode levantar capital.
REALIDADE – Nos Estados Unidos, somente de 1 a 3, em cada 100, conseguem capital.

MITO 15 – Se um empreendedor tem capital inicial suficiente, não pode perder a chance.
REALIDADE – O oposto é freqüentemente verdade, isto é, muito dinheiro no princípio pode criar euforia e a “síndrome da criança estragada”.

Autor: Fernando Dolabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário