sexta-feira, 18 de maio de 2012

ADMINISTRADORES ???

        x  

 Em rodas de bate papo, seja no ambiente de trabalho, nas praças ou em bares e restaurantes ouve-se uma comparação entre Tião e Maurino onde se diz que "Tião Miranda é administrador enquanto Maurino Magalhães não sabe administrar, porém, ao contrário de Tião, Magalhães lida diretamente com o povo. Tião não abria seu gabinete à população, já Maurino sempre recebe comissões de  populares."
         
 A palavra administrar vem do latim administer. Ad (direção, tendência para) e Minister (subordinação ou obediência) que significa exercer uma função ou executar um trabalho por ordem de outro. Mas, ao longo do tempo essa palavra foi adquirindo outro significado. Concordo com Stoner (1985) que "administração é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos". Quando as pessoas falam que Tião é administrador, acredito que elas estejam se referindo ao fato de sua gestão ter apresentado melhor planejamento, organização e controle que a de Maurino. Mas isso não contempla todos os requisitos do administrar. E a liderança? Onde está? Não acho que Tião e Maurino sejam líderes. E esse requisito é fundamental, principalmente para um prefeito, pois este administra além bens tangíveis, capital intelectual que hoje nas organizações  se configura como  essencial para o sucesso dos empreendimentos.
          
 Faço minhas as palavras de Maximiano (2002) quando este afirma que "liderar é o processo por meio do qual um indivíduo influencia outras pessoas para alcançar objetivos". Os livros de administração apontam a existência de vários tipos de liderança, dentre elas destacam-se: liderança autocrática (o líder decide sozinho); liderança democrática (o líder estimula a participação e contribuição de todos); liderança carismática (o líder encoraja e inspira seus subordinados cultivando a lealdade e a devoção); e finalmente a liderança transacional  (onde o líder utiliza-se de recompensas materiais - promoção, aumento de salário,etc.). Claro que o nosso modelo de gestão pública não permite que um prefeito seja autocrático e sim  que este seja o mais democrático possível, afinal ele foi eleito pelo voto popular e portanto está ali representando o povo - é o que o direito chama  de democracia representativa (coisa que para mim não passa de falácia). 
         
Qual seria o perfil de liderança de Tião e Maurino? Não consigo percebê-los como democráticos e nem carismáticos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário