quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vestibular local da Uepa tem 20 vagas para Medicina


Agora é oficial: são dez vagas para o curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Processo Seletivo (Prosel), e outras dez via Processo de Ingresso Seriado (Prise). Na última segunda-feira (23), a instituição de ensino público divulgou o edital dos processos seletivos 2013.

As inscrições se iniciam no dia 7 de agosto e encerram-se em 9 de setembro. No total, serão ofertadas 3.262 vagas nos 21 polos da universidade. Entre as novidades deste ano, além da implantação do curso de Medicina em Marabá, está a criação do curso de Engenharia Florestal também no município com a oferta de 30 cadeiras, 15 por ingresso pelo Prosel e 15 pelo Prise. O tão encantado edital com as vagas para Medicina deixa em polvorosa estudantes como Ana Clara Garcia, 17 anos, que sonha em usar jaleco branco. “Vou me preparar com afinco porque sei que a concorrência vai ser enorme.”

A julgar pela concorrência dos últimos vestibulares de Medicina da Uepa, com uma guerra de 86,6 candidatos por vaga, e mesmo pelo curso de Biomedicina em Marabá, que estreou na estadual com média de 71,60 candidatos para cada cadeira, Ana Clara está correta: o seletivo vai pegar fogo em termos de demanda para Medicina. “Vai ser a vaguinha mais suada da história”, desespera-se a estudante.

As inscrições serão efetuadas somente pela internet, nos sites www.uepa.br e www.prodepa.psi.br/uepa. O candidato pode escolher entre o Prosel 2013, específico para quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio, e o Prise, destinado a estudantes secundaristas.

A universidade deve conceder 12,5 mil isenções da taxa de inscrição. A lista dos beneficiados será divulgada a partir de 4 de agosto. “Vale lembrar que é necessário confirmar a inscrição no site. Uma coisa é isenção e outra é inscrição. Tem muita gente que, por ganhar isenção integral, acha que não precisa mais confirmar a inscrição”, alerta Delmo Oliveira, diretor de acesso e avaliação da Uepa.

IDIOMAS
Para língua estrangeira, o candidato tem a opção de escolher entre espanhol, inglês e francês. Caso não opte por qualquer das alternativas, automaticamente a língua espanhola será selecionada. O número de vagas disponíveis não sofreu alteração em relação ao ano passado, apesar da oferta de novos cursos. “Os cursos atendem a vocação econômica da região. Tem uns que não são ofertados por alguns anos para que outros surjam. Caso contrário, haveria um inchaço de profissionais e desemprego em alguns municípios”. A taxa de inscrição para o Prosel é R$ 60 e para o Prise R$ 35. O pagamento deve ser realizado até o dia 10 de setembro para que a inscrição seja efetivada. As inscrições serão homologadas pela Direção de Acesso e Avaliação (DAA) até o dia 24 de outubro. Em caso de não homologação, o estudante tem que se dirigir à reitoria da Uepa ou entrar em contato pelo e-mail correto@uepa.br até o dia 9 de novembro. Os cartões de inscrição estarão disponíveis no site a partir de 5 de novembro.

ATENDIMENTO
Candidatos com necessidades especiais devem indicar, no ato da inscrição, os recursos necessários para atendimento diferencial. Após preenchimento do formulário eletrônico, o estudante precisa apresentar pessoalmente ou via Sedex, no protocolo da DAA – Rua do Una, nº 156, Telégrafo –, o formulário de solicitação de atendimento especial disponibilizado no site da Uepa, laudo médico original ou cópia autenticada emitida nos últimos 12 meses e cópia do documento de identificação.

A primeira fase do Prosel e do Prise será realizada no dia 2 de dezembro. A segunda e a terceira fases do Prosel serão aplicadas nos dias 3 e 16 de dezembro, respectivamente. O candidato deve apresentar, no dia da prova, documento oficial com foto. Em caso de perda, furto ou roubo, cabe ao candidato apresentar boletim de ocorrência policial, expedido há no máximo 90 dias. (Com informações do Diário do Pará)

FONTEhttp://www.ctonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário