segunda-feira, 5 de março de 2012

O Horário Oficial de Brasília.

DIRETO DO BLOG DO RAFAEL OLIVEIRA (http://rafaeloliveira-rj.blogspot.com/)




O horário de verão já acabou, mudando a vida de todos os brasileiros, seja os que são a favor de um tempinho a mais no final da tarde, ou os que são contra ao sistema e gostam de acordar com um dia mais claro.

Todos tiveram que acertar seus relógios, seja na parede, no celular, no micro-ondas, no relógio do carro ou no relógio de pulso. Alguns, até mesmo descobriram que possuem mais relógios do que pensavam. Vale lembrar uma pequena curiosidade: O brasileiro Santos Dumont foi um dos inventores do relógio de pulso moderno, um gênio que também ficou famoso ao inventar o avião (E olha que tem gente que diz que no Brasil não tem história).

Mas quantas vezes já acertamos o nosso relógio e vimos que ele já está errado poucas semanas depois? Então como funciona o horário oficial do Brasil? Muitos por aí tem o hábito de responder: Com o "Horário de Brasília". Errado! Nem se quer existe um relógio público oficial na cidade de Brasília, como existe no Rio de Janeiro (um dos maiores relógios do mundo: Relógio da Central do Brasil). O relógio oficial do Brasil é do Rio de Janeiro, mesmo ainda em 2012.

O Rio de Janeiro possui um dos relógios mais modernos do mundo (pertencente ao Rio de Janeiro) localizado no Observatório Nacional, em São Cristovão, Zona Norte do Rio de Janeiro. O observatório é uma das unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O relógio carioca (que todos acham que é de Brasília) é marcado por oito relógios atômicos que ficam em uma espécie de porão, abaixo do nível da rua, sob o prédio do observatório, no Rio de Janeiro. 

"O subsolo é um local mais resguardado de mudanças de temperatura e influências eletromagnéticas", explicou o tecnologista sênior da Divisão do Serviço da Hora, José Luiz Machado Kronenberg. "Tendo como resultado um algoritmo (uma espécie de média), temos o 
chamado ‘pulso por segundo'' - o ponteirinho pequeno do relógio." Kronenberg explicou que o relógio atômico usa como referência a transição de nível quântico, ou do nível atômico, chamada de transição hiperfina. "A referência são átomos de césio e de hidrogênio - um elemento muito estável e, por isso, usado como padrão mundial." Segundo dados do Observatório Nacional, o Maser de hidrogênio é atualmente o equipamento de mais alta precisão de geração de tempo da América do Sul, não adiantando ou atrasando mais que um segundo a cada 10 milhões de anos.

O Horário Oficial do Rio de Janeiro é utilizado por empresas bancárias, bolsas de valores, entre outros órgãos. Mas a população pode também usufruir desse horário oficial no próprio site do Observatório Nacional (www.on.br). Na parte superior do site, é só clicar em serviços e depois na última opção: ‘Metrologia em Tempo e Frequência''. Na tela que vai abrir, específica sobre o Serviço de Divisão da Hora, é só clicar na terceira opção do lado esquerdo, ‘Acerte seu relógio''. O horário mostrado é a Hora Legal Brasileira, popularmente chamada de "horário de Brasília".


Nenhum comentário:

Postar um comentário