sábado, 17 de março de 2012

PECULIARIDADES DA LABUTA NOTURNA NA ESCOLA ELINDA SIMPLÍCIO COSTA

A escola Elinda Simplício Costa funciona em todos os turnos. Nos dois primeiros turnos a estrutura fica sob a administração da prefeitura e à noite funciona o convênio com a Secretaria  Estadual de Educação. Tudo aparentemente normal, não fossem alguns entraves que inviabilizam o bom andamento do ensino noturno.
Trabalho há 14 meses no Elinda, como professor de matemática no ensino médio, e desde então, tenho estado abestalhado com a falta de suporte aos servidores e alunos. Por exemplo, nós professores, não temos acesso a uma sala de professores. As reuniões pedagógicas e administrativas acontecem no pátio. Em uma sala, com aproximadamente 12m2 (4m x 3m), funciona a diretoria, a secretaria e a coordenação pedagógica – é o famoso coração de mãe.
Quaisquer atendimentos individuais, sejam aos alunos ou mesmo aos servidores, ocorrem nos cantinhos reservados (locais pouco freqüentados no interior da escola). Não há privacidade suficiente para se tratar de assuntos que exigem discrição!
No último ENEM, a nossa escola apresentou um dos piores resultados do Pará. Os números, às vezes são injustos. É preciso levar em consideração o perfil dos nossos alunos. A maioria deles trabalha, alguns, inclusive à noite. Muitos são pais ou mães. Outros estão ali, após terem ficado vários anos fora da escola. E no meu entender, o ENEM não contempla essa clientela. Afirmo isso com propriedade, pois trabalho em outras escolas durante o dia, onde a faixa etária dos alunos está entre 14 e 17 anos. Intervalo de idade que propicia um trabalho mais focado no ENEM. E é com essas escolas que o índice do ELINDA é comparado!!! Muita coisa está a nosso desfavor...
E no meio desse abismo - entre o que o GOVERNO exige e o que ELE oferta - estamos nós, os servidores e os alunos, conectados fracamente por um fio sócio-cognitivo-cultural de baixa expectativa e perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário